Mídias Sociais e Administração Pública: Análise do sentimento social perante a atuação do governo federal brasileiro
Palavras-chave:
Opinião pública, Mídias sociais, Administração pública, Análise de sentimento, Mineração de opiniãoResumo
Este estudo procurou identificar como a análise de sentimento, baseada em textos extraídos de mídias sociais, pode ser um instrumento de mensuração da opinião pública sobre a atuação do governo de forma a contribuir para a avaliação da administração pública. Trata-se de um estudo aplicado, interdisciplinar, exploratório, qualitativo e quantitativo. Foram revisadas as principais formulações teóricas e conceituais acerca do tema e realizadas demonstrações práticas, utilizando-se uma ferramenta de mineração de opinião que proporcionou precisão satisfatória no processamento de dados. Para fins de demonstração, foram selecionados temas que motivaram a realização da onda de protestos que envolveu milhões de pessoas no Brasil em junho de 2013. Foram coletadas, processadas e analisadas, aproximadamente, 130.000 mensagens postadas no Facebook e no Twitter sobre esses temas em dois períodos distintos. Por meio desta investigação, observou-se que a análise de sentimento pode revelar a opinião polarizada dos cidadãos quanto à atuação do governo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.