Desvelando ‘caixas-pretas’ dos textos de estratégia: uma abordagem baseada na hermenêutica crítica

Autores

  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)
  • André Luiz de Paiva Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)

Palavras-chave:

Strategizing, Hermenêutica Crítica, Ideologia, Prática Social.

Resumo

Apresentamos uma abordagem epistemo-metodológica para o estudo dos elementos interpretativos e ideológicos presentes nos textos que constituem as estratégias por meio da hermenêutica crítica. Revisamos as aproximações e distâncias entre os filósofos Hans-Georg Gadamer, Jürgen Habermas, Paul Ricoeur e suas contribuições para desvelar os fenômenos hermenêuticos e ideológicos na interpretação de textos estratégicos. No escopo da perspectiva da estratégia como prática, destacamos como posicionamento epistemológico os vínculos entre interpretação, crítica e ideologia; o status epistemológico das relações autor↔texto↔intérprete inseridos em seus contextos e nos situamos em uma abordagem que compartilha elementos das matrizes crítica/dialética e hermenêutica. Metodologicamente, indicamos a importância dos círculos críticos-hermenêuticos em dois movimentos interdependentes (hermenêutico e crítico/dialético) e três momentos (contextual/sócio-histórico; formal/textual e interpretação-reinterpretação). Consideramos que algumas das “caixas-pretas” da estratégia são ideologias, comunicações distorcidas e deformações que “escurecem” os processos de interpretação e crítica. A hermenêutica crítica é apresentada para “lançar luz” sobre esses fenômenos, de um “lugar” que pauta sua coerência na crítica que é hermenêutica e na hermenêutica que é crítica.

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Biografia do Autor

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)

Graduado em Administração (UFV - Campus de Rio Paranaíba), Mestre em Administração e doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal de Lavras (DAE / UFLA)

André Luiz de Paiva, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)

Graduado em Administração (UFV - Campus de Rio Paranaíba) e mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal de Lavras (DAE / UFLA)

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras – PPGA/UFLA. Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

1.
Alcântara V de C, de Paiva AL, de Brito MJ. Desvelando ‘caixas-pretas’ dos textos de estratégia: uma abordagem baseada na hermenêutica crítica. Organ. Soc. [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 4º de julho de 2024];25(84). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/14310

Edição

Seção

Artigos