Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca

Autores

  • Thiago Assunção De Moraes Universidade Federal da Paraíba
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

teoria das representações sociais, tribos de consumo, discurso do sujeito coletivo, netnografia

Resumo

Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.

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Biografia do Autor

Thiago Assunção De Moraes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Piauí

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Administração, UFPB.

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Publicado

2017-03-31

Como Citar

1.
De Moraes TA, Abreu NR de. Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca. Organ. Soc. [Internet]. 31º de março de 2017 [citado 22º de novembro de 2024];24(81). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397

Edição

Seção

Artigos