Estereótipos e estigmas de obesos em propagandas com apelos de humor

Autores

  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Michelle Helena Kovacs Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Comerciais de televisão, Pessoas gordas, Estigma

Resumo

Estereótipos positivos e negativos estão presentes em comunicações de marketing e são apresentados aos consumidores de forma indiscriminada. Com a atual epidemia de obesidade mundial, propagandas televisivas que se utilizam de indivíduos obesos em situações estigmatizadas não são exceção. Este artigo analisa o papel desempenhado por pessoas gordas em propagandas veiculadas na televisão sob a ótica de estigmas e estereótipos. Para tanto, realizaram-se três grupos focais com sujeitos que assistiram propagandas em que o protagonista era um indivíduo gordo. Fez-se inicialmente a análise do conteúdo de uma coleção de comerciais, bem como do corpus da pesquisa na qual se construiu uma figura representativa do “ser gordo” nessas mensagens. Sobressaiu nas análises que esses protagonistas apresentam-se com o objetivo de provocar o riso por meio do humor. Por conta disso, estigmas como “cômicos”, “estranhos” e “fracos” são formados a partir dos seus estereótipos e papéis desempenhados. Ao avançar nas investigações, questiona-se até que ponto essas interpretações podem comprometer a imagem da marca veiculada, considerando que o fenômeno obesidade está presente no quotidiano da maioria dos consumidores.

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Biografia do Autor

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE.

Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Ciencias Administrativas. Realizou pós-doutorado com bolsa Fulbright (Scholar-in-Residence) no Central Piedmont Community College, em Charlotte na Carolina do Norte, na área de negócios internacionais (2011-12). Realizou Pós-doutorado em Administração na Georgia State University (EUA- 2004), possui Doutorado Administração pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1987).

Michelle Helena Kovacs, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutorado na Breda University of Applied Sciences, nos Países Baixos (Holanda), Noord-Brabant, Breda. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/ PROPAD, Doutorado Sanduíche pela City University (Cass Business School) em Londres, Inglaterra (UK).

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Publicado

2017-03-31

Como Citar

1.
Melo FVS, Farias SA de, Kovacs MH. Estereótipos e estigmas de obesos em propagandas com apelos de humor. Organ. Soc. [Internet]. 31º de março de 2017 [citado 22º de novembro de 2024];24(81). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13247

Edição

Seção

Artigos