Implicações do BSC nas práticas cotidianas que envolvem a gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição de educação profissional

Autores

  • Robson Malacarne Instituto Federal do Espírito Santo
  • Moisés Balassiano FUCAPE Business School
  • Valcemiro Nossa FUCAPE Business School

Resumo

Uma lacuna ainda presente na literatura diz respeito à forma como as pessoas reagem às pressões para o alcance das metas estabelecidas pelo Balanced Scorecard – BSC nas organizações. O presente artigo avalia e discute a repercussão da ênfase das questões objetivas na relação da empresa com seus colaboradores, a partir da análise do processo no qual o BSC gera implicações nas práticas cotidianas que envolvem a gestão de pessoas. A discussão teórica se faz com base nas representações sociais das práticas de gestão de pessoas enquanto a avaliação das implicações segue a abordagem preconizada por Pagès et al. (1987) sobre o exercício do poder nas organizações. A legitimação teórica é feita por meio do estudo de caso de uma instituição de educação profissional com recente experiência na implantação do BSC, tendo os dados sido tratados com base em proposições teóricas, resultado da revisão bibliográfica e de interpretações da pesquisa. 

 

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Biografia do Autor

Robson Malacarne, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração de Empresas

Moisés Balassiano, FUCAPE Business School

PhD em Psicologia Quantitativa

Valcemiro Nossa, FUCAPE Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2016-06-28

Como Citar

1.
Malacarne R, Balassiano M, Nossa V. Implicações do BSC nas práticas cotidianas que envolvem a gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição de educação profissional. Organ. Soc. [Internet]. 28º de junho de 2016 [citado 18º de julho de 2024];23(78). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12713

Edição

Seção

Artigos