Movimento Agroecológico no Brasil: a Construção da Resistência à Luz da Abordagem Neogramsciana

Autores

  • Yuna Fontoura FGV/EBAPE
  • Flávia Naves Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

abordagem de discurso neogramsciana, resistência, movimento social, agroecologia, agronegócio

Resumo

Reconhecendo a necessidade de pesquisas sobre movimentos sociais no campo dos Estudos Organizacionais e partindo de uma abordagem de discurso neogramsciana em resistência, indagamos: de que forma o movimento agroecológico no município de Araponga (MG) promove resistência à hegemonia do agronegócio a partir da reconstrução de diferentes aspectos da realidade social na região? O desenho metodológico inclui pesquisa bibliográfica e também pesquisa de campo, esta última, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos na experiência agroecológica desenvolvida no município de Araponga. As entrevistas foram analisadas buscando estabelecer relações entre agroecologia e conhecimento agroecológico, relações sociais, autonomia em relação a mercados e sistema de valores. Os resultados apontam que o movimento agroecológico resiste ao agronegócio por meio da articulação de uma identidade contra-hegemônica desenvolvida a partir de: associação e engajamento com outros movimentos sociais e agentes não-governamentais; construção de conhecimentos pelos agricultores familiares que se legitimam como interlocutores nas relações com órgãos públicos e mercados, refletindo em mudanças nas relações de poder. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuna Fontoura, FGV/EBAPE

Professora da graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE); Doutoranda em Administração pela EBAPE/FGV, 2011-­. Pesquisadora visitante da University of Essex, na Essex Business School, Essex Sustainability Institute, Reino Unido.

Flávia Naves, Universidade Federal de Lavras

Professora da Universidade Federal de Lavras. É coordenadora do Laboratório de Estudos Transdisciplinares - LETRA, membro do NEORGS e do NECOP (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

1.
Fontoura Y, Naves F. Movimento Agroecológico no Brasil: a Construção da Resistência à Luz da Abordagem Neogramsciana. Organ. Soc. [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 30º de junho de 2024];23(77). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12696

Edição

Seção

Artigos