Valoração do Conhecimento nas Organizações: As Concepções dos Indivíduos no Contexto do Trabalho

Autores

  • Andrea Cherman Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio
  • Sandra Regina Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeio PUC-Rio

Palavras-chave:

valoração do conhecimento, conhecimento organizacional, fenomenografia, sociologia da associação, identidade organizacional

Resumo

Este estudo objetiva analisar os diferentes modos pelos quais os membros organizacionais percebem e experimentam a valoração do conhecimento no contexto do trabalho. Realizou-se uma pesquisa fenomenográfica com profissionais de RH, que, a princípio, promoveriam a visão do conhecimento compartilhado entre os diversos grupos da organização. Emergiram, dos relatos, cinco concepções acerca da valoração do conhecimento no contexto do trabalho, retratando diferentes modos de conceber o conhecimento valorado e de se comportar em relação a ele, em função do contexto sócio-espaço-temporal percebido naquele arranjo (LATOUR, 2012) e da consciência focal dos indivíduos (MARTON e BOOTH, 1997). Os achados revelam que: 1) O fenômeno é multidimensional, dada a relação do indivíduo com os diversos níveis de interação social; 2) Os diferentes níveis de interação social influenciam nas várias concepções de conhecimento de valor, pela importância atribuída a cada grupo/dimensão; 3) Os mecanismos de identificação, identidade organizacional e 4) mecanismo de poder atuam no alinhamento entre sujeito e organização para a construção do fenômeno; e 5) Há encaixe da concepção de valoração do conhecimento do indivíduo ao tipo de organização - modelo de gestão e estrutura organizacional - onde ele está inserido.

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

1.
Cherman A, Rocha-Pinto SR. Valoração do Conhecimento nas Organizações: As Concepções dos Indivíduos no Contexto do Trabalho. Organ. Soc. [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 23º de dezembro de 2024];23(77). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12446

Edição

Seção

Artigos