Motivos de rejeição dos artigos nos periódicos de Administração

Autores

  • Christian Falaster Universidade Nove de Julho
  • Manuel Portugal Ferreira Universidade Nove de Julho
  • Renata Canela Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Editores, revisores, pesquisa em Administração, processo editorial, publicação.

Resumo

Os índices de rejeição dos periódicos de Administração clamam pela análise dos motivos que levam editores e revisores a rejeitar artigos submetidos. Este artigo investiga quais as lacunas mais frequentes nos artigos submetidos aos periódicos da área de ‘Administração, ciências contábeis e turismo’, que podem conduzir à rejeição. Metodologicamente, o estudo empírico foi sustentado por dados coletados por questionário a 82 editores-chefes de periódicos, questionando sobre quais os motivos que os levam a rejeitar artigos em desk-review e quais os principais aspectos que seus revisores apontam como motivos para a rejeição dos artigos que avaliam. Os resultados revelam que a contribuição científica é um dos principais fatores para conseguir a publicação do artigo, e que o método é a seção que tende a apresentar mais problemas. Analisamos os resultados e discutimos implicações no debate sobre produtivismo acadêmico, proveniente do “publish or perish”, proporcionando uma perspectiva abrangente dos cuidados a ter para conseguir a publicação.

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Biografia do Autor

Christian Falaster, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho, onde tem como linha de pesquisa Estratégia. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Blumenau (FURB).

Manuel Portugal Ferreira, Universidade Nove de Julho

Professor e investigador nas áreas de estratégia e gestão internacional. Professor na UNINOVE - Universidade Nove de Julho, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, São Paulo, Brasil. Pós-doutorando na USP. Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business da Universidade de Utah, EUA, (equivalência pela U. de Coimbra, Portugal e validação pela FEA/USP, Brasil), MBA e Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Licenciado em Economia pela Universdade de Coimbra. Director do centro de investigação: globADVANTAGE - Center of Research in International Business & Strategy (Centro de Pesquisa em Estratégia e Negócios Internacionais) e membro do Observatório de Empresas Familiares (OEF).

Renata Canela, Universidade Nove de Julho

Estudante de Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE, 2014), na área de Estratégia, é Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP - FGV, 2010) e Graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades de Campinas (FACAMP, 2007).

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

1.
Falaster C, Ferreira MP, Canela R. Motivos de rejeição dos artigos nos periódicos de Administração. Organ. Soc. [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 23º de dezembro de 2024];23(77). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12256

Edição

Seção

Artigos