Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil

Autores

  • Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira
  • Ronan Torres Quintão
  • André Torres Urdan

Palavras-chave:

Programas de Doutorado. Ensino de Marketing. Bibliografia. Capes

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama sobre as disciplinas de marketing dos programas brasileiros de doutorado em Administração, no nível agregado nacional, e sobre a bibliografia recomendada nos planos de ensino dessas disciplinas. Uma abordagem descritivo-quantitativa foi aplicada a dados extraídos de documentos publicados pela Capes, num leque de 53 disciplinas de marketing ministradas em 13 programas, no total de 1.425 referências bibliográficas. Pelos resultados, a quantidade de disciplinas de marketing varia consideravelmente entre os programas (de 1 a 11 disciplinas). Nas referências bibliográficas por disciplina, a média encontrada foi de 26,9 citações, abrangendo 277 diferentes fontes, com destaque para material em língua estrangeira (67,5%), dentre livros, periódicos científicos, anais de congressos, dissertações, teses e revistas profissionais. A proporção de livros didáticos nos planos de ensino é 55% e o Journal of Marketing ocupa a primeira colocação entre as publicações mais citadas. O congresso mais referenciado é o EnANPAD e a revista profissional, a Harvard Business Review. Por fim, se discutem implicações desses resultados para o ensino de marketing em doutorados no país.

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Como Citar

1.
Veludo-de-Oliveira TM, Quintão RT, Urdan AT. Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 18º de julho de 2024];21(71). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12230

Edição

Seção

Artigos