A Implementação de Políticas Públicas voltadas a Atividades Artesanais: Análise do Programa de Artesanato da Paraíba

Autores

  • João Moraes Sobrinho Universidade Federal da Paraíba
  • Diogo Henrique Helal Universidade Federal da Paraíba/Fundação Joaquim Nabuco

Resumo

Este trabalho analisou a implementação de políticas públicas do Programa de Artesanato Paraibano. A etapa de implementação é considerada uma etapa crucial para o sucesso ou fracasso de um programa ou conjunto de políticas públicas. Este trabalho se apoiou em  dois modelos  teóricos  de  implementação, que  foram adaptados e aglutinados  para abarcar toda a dinâmica do processo. A investigação, um estudo de caso de caráter descritivo, foi conduzida sob perspectiva qualitativa. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a dinâmica de implementação do programa sofre influência de elementos do contexto político-institucional, em que transições entre governos geram restrições de recursos, descontinuidades e insegurança aos atores envolvidos. Conclui-se que a dinâmica de implementação das políticas públicas no âmbito do programa é influenciada por elementos técnicos, políticos e institucionais, que afetam os resultados das políticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Moraes Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Pós Graduado em Marketing e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor Universitário.

Diogo Henrique Helal, Universidade Federal da Paraíba/Fundação Joaquim Nabuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Sobrinho JM, Helal DH. A Implementação de Políticas Públicas voltadas a Atividades Artesanais: Análise do Programa de Artesanato da Paraíba. Organ. Soc. [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 18º de maio de 2024];24(80). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12070

Edição

Seção

Artigos