Escalas de Poder, Instituições e Territórios: Estratégias Orientadas ao Desenvolvimento

Autores

  • Carlos Antônio Brandão Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Escalas de Poder, Instituições, Territórios, Estratégias de Desenvolvimento

Resumo

Este ensaio apresenta, sucintamente, as abordagens tradicionais e as interpretações modernas que tratam da temática das escalas espaciais do processo de desenvolvi-mento. Procura apontar que essas abordagens, com diferentes visões do que seja o local, acabam orientando intervenções públicas e privadas de natureza bastante distinta. A maioria delas são tentativas de elaboração teórica com pretensão de explicar situações bastante diversas, histórica e geograficamente. Discute-se como o tratamento teórico e 0 analítico articulador das temáticas das instituições e dos territórios devem ser inspirados por uma concepção de contexto e escala espacial construída política e socialmente. Identificam-se alguns desafios colocados por ambientes de exacerbadas heterogeneidades estruturais, como os da situação de atraso estrutural e de subdesenvolvimento do Brasil. Ao final, explicita uma interpretação à questão das possíveis alternativas e estratégias de desenvolvimento socioeconômico, procurando discutir a problemática da “escala adequada” à construção e a ação das instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antônio Brandão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista 1 D CNPq.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

1.
Brandão CA. Escalas de Poder, Instituições e Territórios: Estratégias Orientadas ao Desenvolvimento. Organ. Soc. [Internet]. 12º de dezembro de 2014 [citado 18º de maio de 2024];11. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11822

Edição

Seção

Artigos