A efetividade dos estrategistas da responsabilidade social empresarial

Autores

  • Maria Paola Di Sessa De Luca Ometto EAESP-FGV
  • Sergio Bulgacov EAESP-FGV
  • Márcia Ramos May UFPR

Palavras-chave:

responsabilidade social, práticas estratégicas, sustentabilidade

Resumo

A importância do indivíduo na construção, manutenção e mudança das instituições caracteriza as teorias das práticas sociais. O objetivo deste estudo é analisar o perfil e o envolvimento dos estrategistas nas práticas de responsabilidade social. Parte-se da identificação do papel, agência, experiência e características dos praticantes que atuam na certificação ambiental de empresas brasileiras. A discussão dos resultados tem como base os conceitos de responsabilidade social corporativa e da teoria da estratégia como prática. A pesquisa foi feita em duas etapas. Na primeira, de caráter qualitativo e exploratório, um estudo de caso foi realizado na empresa Suzano Papel e Celulose. Na etapa seguinte desenvolveu-se um levantamento quantitativo em 23 empresas, que representam 41% da população de empresas certificadas.  O trabalho contribui ao destacar as diferentes dimensões do perfil dos praticantes e sua relação com a coletividade de práticas e seu envolvimento com o processo de certificação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paola Di Sessa De Luca Ometto, EAESP-FGV

Doutoranda em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Mestre em administração pela UFPR.

Sergio Bulgacov, EAESP-FGV

Pós doutor pela Universidade de Birmingham. Professor do departamento de Administração e Recursos Humanos da EAESP-FGV. Suas pesquisas têm o objetivo de conectar os estudos de estratégia com os de teoria organizacional.

Márcia Ramos May, UFPR

Professora do Curso de Administração da UFPR. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

1.
Ometto MPDSDL, Bulgacov S, May MR. A efetividade dos estrategistas da responsabilidade social empresarial. Organ. Soc. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];22(74). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11789

Edição

Seção

Artigos