Representações e Estereótipos das Pessoas com Deficiência como Consumidoras: o Drama dos Personagens com Deficiência em Telenovelas Brasileiras
Palavras-chave:
Consumidores com deficiência, Textos culturais, Telenovelas brasileiras, Consumidores invisíveis, Decisões de consumoResumo
A despeito de serem importantes meios de comunicação da cultura, dos valores e das perspectivas vigentes em uma sociedade, os textos culturais configuram possibilidades pouco exploradas em pesquisas acerca do comportamento do consumidor com deficiência. No Brasil, novelas televisivas parecem ser textos culturais adequados para esses estudos, tendo em vista a importância apresentada pelas telenovelas como programas transclassistas de abrangência nacional. Definiu-se como objetivo do estudo discutir as representações e os estereótipos das pessoas com deficiência (doravante PcD) como consumidoras apresentados em telenovelas brasileiras. Para atingir o objetivo foram analisadas cenas de 22 telenovelas brasileiras que mostram personagens com deficiência em situações de consumo. Os resultados do estudo alertam para a necessidade de que empresas, instituições públicas e a sociedade em geral revejam a forma como lidam com esses consumidores quase invisíveis que, muitas vezes, não são considerados como potenciais clientes e são excluídos de ações de políticas públicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-30
Como Citar
1.
Faria MD de, Casotti LM. Representações e Estereótipos das Pessoas com Deficiência como Consumidoras: o Drama dos Personagens com Deficiência em Telenovelas Brasileiras. Organ. Soc. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];21(70). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11372
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.