Lealdade em Compras Online versus Offline: reflexões sobre os fatores relevantes

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa
  • Braulio Oliveira
  • Sandra Sayuri Yamashita Nakagawa

Resumo

O objetivo deste estudo foi identifi car aspectos relevantes para a lealdade dos clientes ao fornecedor e ao canal de comercialização, especifi camente nas possíveis diferenças entre os que compram e os que não compram por meio da Internet. Para tanto, além da revisão da literatura pertinente, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 30 compradores de livros, CDs e DVDs. Os resultados indicam que os maiores atrativos do canal online são a praticidade e a comodidade e, como fatores desestimulantes, a confi abilidade e os aspectos fi nanceiros relativos. Em relação à lealdade ao fornecedor, no canal físico, foram citados o atendimento dos vendedores, a localização da loja/facilidade de acesso, a satisfação com experiência anterior de compra e a competitividade de preços. No canal online, os aspectos mais importantes foram a satisfação com a experiência anterior de compra, a disponibilidade das informações sobre produtos e a competitividade de preços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Gouvêa MA, Oliveira B, Nakagawa SSY. Lealdade em Compras Online versus Offline: reflexões sobre os fatores relevantes. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];20(64). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11226

Edição

Seção

Artigos