AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES ARTICULADAS A PARTIR DE PARCERIAS INTERSETORIAIS: UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA DO CASO GERAÇÃO XXI
Resumo
Objetiva-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as parcerias intersetoriais entre Estado, mercado e sociedade civil, a partir da análise argumentativa de um caso, o projeto Geração XXI, a primeira ação afirmativa para jovens negros no Brasil. Este trabalho utiliza as teorias da argumentação, sobretudo a teoria da ação comunicativa de Habermas, para avaliar a validade dos discursos manifestados pelos diferentes parceiros e a capacidade destes de criar “situações dialógicas” que busquem possíveis soluções por vias argumentativas. O trabalho baseia-se numa pesquisa qualitativa que combinou a observação participante com entrevistas semiestruturadas. A conclusão apontará que, apesar de o projeto ter sido bem gerenciado desde o ponto de vista da racionalidade instrumental, houve falhas na construção de um significado aceitável por todos os colaboradores de conceitos-chave - ação afirmativa, gestão da diversidade e responsabilidade social, bem como nos procedimentos de comunicação institucionalizados, que afetaram negativamente os processos e resultados finais do projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Lorenzo RA. AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES ARTICULADAS A PARTIR DE PARCERIAS INTERSETORIAIS: UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA DO CASO GERAÇÃO XXI. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];19(63). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11220
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.