Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault

Autores

  • Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão

Palavras-chave:

Marca global. Cultura local. Discurso. Arqueologia.

Resumo

O advento da globalização contribui para gerar um emaranhado campo de cruzamentos culturais e, assim, permite o estabelecimento de valores universais em meios locais. Esse contexto, aliado à cultura de massas, promoveu as marcas a símbolos culturais complexos e globais. Nosso objetivo foi buscar a compreensão de como é possível uma marca transnacional se estabelecer numa cultura local reproduzindo a cultura global. Inspirados no projeto arqueológico de Michel Foucault, construímos um corpus fotográfi co de práticas cotidianas de uma marca global. Tal processo se deu por meio de um trabalho de ordenação, defi nição e descrição, elaborado no interior do campo discursivo, pautado nas ações de marketing da marca. A análise nos revelou as formações discursivas entre culturas global e local e nos possibilitou desvelar as relações existentes nessa teia. Os resultados apontaram alguns caminhos para refl exão, tanto acerca da importância assumida pela marca na cultura quanto da forma assumida pelas sociedades ocidentais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Costa FZ da N, Leão ALM de S. Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 25º de novembro de 2024];19(62). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207

Edição

Seção

Artigos