Corpos Consumidos: cultura de consumo gay carioca

Autores

  • Severino Joaquim Nunes Pereira
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa

Palavras-chave:

Consumo. Cultura. Corpo. Homossexualidade. Identidade.

Resumo

O estudo de grupos socialmente marginalizados, como gays, negros e moradores de favelas, entre outros, é de extrema relevância, uma vez que a tais minorias é praticamente negado o status de membros de uma sociedade moderna e de consumo (BARBOSA, 2006). O objetivo deste artigo é investigar como o discurso associado à posse do corpo é utilizado por homens gays para administrar o estigma relacionado à identidade homossexual. Como métodos de coleta de dados, foram adotados, antes de tudo, uma observação participante de um grupo gay da cidade do Rio de Janeiro e, posteriormente, 20 entrevistas semiestruturadas com homens gays no período compreendido entre os anos de 2005 e 2008. Os resultados sugerem que: (i) o corpo é uma construção e, sendo assim, é construído e manipulado segundo os padrões estéticos da cultura gay; (ii) o grupo gay estudado constrói o corpo de acordo com um ideal de hipermasculinidade; e (iii) os significados associados ao corpo são usados como forma de demarcação na cultura gay. Esses resultados evidenciaram uma imensa gama de serviços estéticos ligados a esse culto ao corpo por parte do grupo. O corpo é, então, uma “insígnia” que faz daquele que o possui um vigilante de si mesmo, o qual controla, disciplina, domestica e aprisiona esse mesmo corpo, visando a atingir “a boa forma” ou a forma requerida pelo grupo de que faz parte.

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Como Citar

1.
Pereira SJN, Ayrosa EAT. Corpos Consumidos: cultura de consumo gay carioca. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 20º de novembro de 2024];19(61). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11199

Edição

Seção

Artigos