Padrões Estruturados de Cognição e Práticas Estratégicas: um levantamento em organizações religiosas
Palavras-chave:
Organizações religiosas. Padrões estruturados de cognição. Práticas estratégicas. Estratégia de produto. Estratégia de relacionamento.Resumo
O objetivo deste estudo é verificar a relação entre padrões estruturados de cognição e práticas estratégicas. Foram investigadas 60 congregações de uma igreja evangélica. No tratamento dos dados, a análise de cluster apontou dois grupos que diferem em seus valores e Estratégia de Produto, mas não na Estratégia de Relacionamento. Esses clusters foram denominados Tradicionalistas Reativos e Contemporâneos Prospectivos. O primeiro grupo preza pela qualidade, reputação e tradição da igreja e é menos ativo em suas iniciativas de Estratégia de Produto. O segundo cluster dá maior atenção a valores mais modernos e próximos da lógica instrumental da gestão empresarial, e este grupo é mais agressivo nas práticas que estruturam sua Estratégia de Produto. As implicações de tais achados são apresentadas ao final do artigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Maciel C de O. Padrões Estruturados de Cognição e Práticas Estratégicas: um levantamento em organizações religiosas. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];19(60). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11190
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.