Padrões Estruturados de Cognição e Práticas Estratégicas: um levantamento em organizações religiosas

Autores

  • Cristiano de Oliveira Maciel

Palavras-chave:

Organizações religiosas. Padrões estruturados de cognição. Práticas estratégicas. Estratégia de produto. Estratégia de relacionamento.

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre padrões estruturados de cognição e práticas estratégicas. Foram investigadas 60 congregações de uma igreja evangélica. No tratamento dos dados, a análise de cluster apontou dois grupos que diferem em seus valores e Estratégia de Produto, mas não na Estratégia de Relacionamento. Esses clusters foram denominados Tradicionalistas Reativos e Contemporâneos Prospectivos. O primeiro grupo preza pela qualidade, reputação e tradição da igreja e é menos ativo em suas iniciativas de Estratégia de Produto. O segundo cluster dá maior atenção a valores mais modernos e próximos da lógica instrumental da gestão empresarial, e este grupo é mais agressivo nas práticas que estruturam sua Estratégia de Produto. As implicações de tais achados são apresentadas ao final do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Maciel C de O. Padrões Estruturados de Cognição e Práticas Estratégicas: um levantamento em organizações religiosas. Organ. Soc. [Internet]. 14º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];19(60). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11190

Edição

Seção

Artigos