Professores e Gestores: análise do perfil das Competências Gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS

Autores

  • Carolina Freddo Fleck
  • Breno Augusto Diniz Pereira

Palavras-chave:

Competência Gerencial, pós-graduação, professores e gestores, universidades.

Resumo

A área educacional universitária tem buscado maior profissionalização de seus cargos administrativos a partir da necessidade de conciliar a gestão administrativa, pedagógica, acadêmica e científica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o perfil de Competências Gerenciais dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul, identificando se os mesmos possuem características que de acordo com a teoria são as consideradas ideais para administrar as atribuições do cargo que deverão desempenhar. Para tal, foi utilizado o modelo teórico de Gary Yukl, publicado em 1998. Esse modelo divide o perfil de Competências Gerenciais entre administrar tarefas e administrar relações. Foi construído um questionário com base na referida teoria. Esse questionário foi validado por meio de uma análise fatorial exploratória. O total de cursos de pós-graduação no Rio Grande do Sul, nas modalidades lato sensu e stricto sensu, foi pesquisado. O questionário foi enviado para 261 coordenadores, obtendo um retorno de 163 questionários, sendo 161 considerados válidos para a análise. As análises estatísticas da relação entre a área de conhecimento e o perfil de Competência Gerencial demonstraram que as áreas com características mais racionais e “científicas” estão mais relacionadas aos construtos que direcionam para administração do trabalho e/ou execução de tarefas. Enquanto que as áreas com características mais subjetivas, como as Humanas, apresentam uma relação mais forte com os construtos sobre administrar relações interpessoais. Já os testes sobre a relação entre as universidades e o perfil de competências identificaram características específicas entre administração de relações ou administração do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Fleck CF, Pereira BAD. Professores e Gestores: análise do perfil das Competências Gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS. Organ. Soc. [Internet]. 13º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];18(57). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11150

Edição

Seção

Artigos