Avaliação de Desempenho de Redes de Pequenas Empresas: contribuições da abordagem da produção de sentido

Autores

  • Douglas Wegner
  • Maria Ceci Misocsky

Palavras-chave:

Redes de pequenas empresas. Redes interorganizacionais. Avaliação de desempenho. Abordagem interpretativista. Produção de sentido.

Resumo

Este artigo discute a avaliação de desempenho das redes interorganizacionais, com base em uma abordagem interpretativista que oferece uma concepção particular sobre as organizações e sobre como se constituem a partir da produção de sentido, realizada pelos sujeitos que as compõem. Toma-se como argumento o fato de que o processo de produção de sentido dentro das redes e entre redes diferentes faz com que o sentido da relação cooperativa seja distinto para os participantes. A contribuição da abordagem interpretativista para a avaliação de desempenho em redes de empresas implica aceitar a dimensão da subjetividade, já que a produção de sentidos diferentes influencia, também, as percepções dos empresários nos processos de avaliação dos resultados do arranjo cooperativo. O artigo propõe um modelo de avaliação de desempenho de redes de empresas, aceitando e incorporando uma abordagem processual e incluindo a abordagem interpretativista da produção de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Wegner D, Misocsky MC. Avaliação de Desempenho de Redes de Pequenas Empresas: contribuições da abordagem da produção de sentido. Organ. Soc. [Internet]. 13º de junho de 2014 [citado 5º de julho de 2024];17(53). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11110

Edição

Seção

Artigos