Desafios e Oportunidades das Incubadoras de Empresas para a Incorporação de Estratégias Ambientais

Autores

  • Sergio Azevedo Fonseca
  • Silvia Batista de Souza
  • Charbel José Chiappeta Jabbour

Palavras-chave:

Incubadoras de empresas. Micro e pequenas empresas. Gestão ambiental.

Resumo

O objetivo central deste texto é relatar os resultados de um estudo sobre os potenciais e as possibilidades das incubadoras de empresas serem tratadas como instrumentos de políticas públicas para a promoção de práticas ambientais nas empresas a elas vinculadas. Adota, como pressuposto, a importância da incorporação da dimensão ambiental como fator de competitividade e assume, como premissas, as dificuldades históricas e estruturais da pequena empresa para realizar investimentos em dimensões que não a econômica. Utiliza os campos referenciais da gestão ambiental e do Triple Bottom Line, tratando-os como traduções dos princípios do desenvolvimento sustentável no plano das atividades empresariais. Do ponto de vista metodológico, o estudo combinou componentes teóricos com empíricos, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, com base em estudo de casos múltiplos. Os resultados alcançados revelaram o grande distanciamento das incubadoras brasileiras em relação ao papel que deveriam cumprir como agentes de políticas públicas de promoção do desenvolvimento local sustentável.

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Como Citar

1.
Fonseca SA, Souza SB de, Jabbour CJC. Desafios e Oportunidades das Incubadoras de Empresas para a Incorporação de Estratégias Ambientais. Organ. Soc. [Internet]. 13º de junho de 2014 [citado 5º de julho de 2024];17(53). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11109

Edição

Seção

Artigos