Desafios e Oportunidades das Incubadoras de Empresas para a Incorporação de Estratégias Ambientais
Palavras-chave:
Incubadoras de empresas. Micro e pequenas empresas. Gestão ambiental.Resumo
O objetivo central deste texto é relatar os resultados de um estudo sobre os potenciais e as possibilidades das incubadoras de empresas serem tratadas como instrumentos de políticas públicas para a promoção de práticas ambientais nas empresas a elas vinculadas. Adota, como pressuposto, a importância da incorporação da dimensão ambiental como fator de competitividade e assume, como premissas, as dificuldades históricas e estruturais da pequena empresa para realizar investimentos em dimensões que não a econômica. Utiliza os campos referenciais da gestão ambiental e do Triple Bottom Line, tratando-os como traduções dos princípios do desenvolvimento sustentável no plano das atividades empresariais. Do ponto de vista metodológico, o estudo combinou componentes teóricos com empíricos, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, com base em estudo de casos múltiplos. Os resultados alcançados revelaram o grande distanciamento das incubadoras brasileiras em relação ao papel que deveriam cumprir como agentes de políticas públicas de promoção do desenvolvimento local sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Fonseca SA, Souza SB de, Jabbour CJC. Desafios e Oportunidades das Incubadoras de Empresas para a Incorporação de Estratégias Ambientais. Organ. Soc. [Internet]. 13º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];17(53). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11109
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.