Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil

Autores

  • Marcos Piellusch
  • Gisela Black Taschner

Palavras-chave:

Indicadores de recursos humanos. Avaliação de recursos humanos. Gestão de recursos humanos. Hotelaria. Gestão do turismo no Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de avaliação feitos pela área de Recursos Humanos nas quatro maiores redes hoteleiras que operam no Brasil. Tem por finalidade verificar a contribuição do RH para os objetivos estratégicos das empresas, dada a crescente importância dos funcionários e a mudança no papel do RH nas organizações. O estudo de caso foi a técnica utilizada, sendo cada rede definida como um caso. A análise dos casos foi individual e comparativa. Os principais resultados revelam que as empresas pesquisadas utilizam indicadores para avaliar os resultados de recursos humanos em relação aos objetivos estratégicos de RH e da organização. Porém, mostram que as redes hoteleiras, ainda, não desenvolveram indicadores com base na compreensão da forma e do grau em que o setor de recursos humanos estava contribuindo estrategicamente para o desempenho das empresas. Além disso, as empresas pesquisadas não atribuem o mesmo nível de importância estratégica aos resultados de RH, nem se encontram em um mesmo estágio de complexidade na utilização dos indicadores. Recomenda-se o estudo de casos em outros setores econômicos e a aplicação de um novo modelo de classificação dos indicadores de RH.

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Como Citar

1.
Piellusch M, Taschner GB. Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 13º de junho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];16(51). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085

Edição

Seção

Artigos