Opressão e Resistência nos Estudos Organizacionais Críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido

Autores

  • Ana Paula Paes de Paula
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão

Palavras-chave:

Teoria organizacional. Resistência. Estudos críticos organizacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além dessas contribuições, também, pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, “O Discurso da Servidão Voluntária” e também a “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.

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Como Citar

1.
Paula APP de, Maranhão CMS de A. Opressão e Resistência nos Estudos Organizacionais Críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido. Organ. Soc. [Internet]. 10º de junho de 2014 [citado 18º de julho de 2024];16(50). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11032

Edição

Seção

Artigos