Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor

Autores

  • Jones Carlos Louback
  • Maria Luisa Mendes Teixeira
  • Diógenes de Souza Bido

Palavras-chave:

Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.

Resumo

Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Louback JC, Teixeira MLM, Bido D de S. Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor. Organ. Soc. [Internet]. 10º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];16(49). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018

Edição

Seção

Artigos