Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"

Autores

  • José Coelho de Andrade Albino
  • Alexandre de Pádua Carrieri
  • Diego Figueiredo
  • Frederico Heitmann Saraiva
  • Frederico Luiz Ribeiro Silva Barros

Palavras-chave:

Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.

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Como Citar

1.
Albino JC de A, Carrieri A de P, Figueiredo D, Saraiva FH, Barros FLRS. Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa". Organ. Soc. [Internet]. 10º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];16(48). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009

Edição

Seção

Artigos