A Abordagem Sócio-Construcionista e a Produção de Sentidos sobre o Desemprego: um estudo no setor industrial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RM-BH)

Autores

  • Maria Cecília Pereira
  • Mozar José de Brito
  • Alexandre de Pádua Carrieri
  • Juvêncio Braga de Lima
  • Mônica Carvalho Alves Capelle

Palavras-chave:

emprego, produção de sentidos, práticas discursivas

Resumo

O emprego, como categoria de trabalho formal, ocupa grande parte dos trabalhadores no Brasil; por isso, o desemprego é uma questão social central e atual para a discussão no cenário brasileiro. Portanto, defende-se que o fenômeno do desemprego pode ser investigado por meio de um processo de produção de sentidos, tendo por base os sujeitos sociais. Para tanto, adotaram-se as abordagens do Construcionismo Social e a análise das práticas discursivas como possibilidade teórico-metodológica para o estudo. Desenvolveu-se a argumentação com o aporte de uma pesquisa empírica, realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com o objetivo de compreender o processo de produção de sentidos acerca do fenômeno do desemprego, considerando as práticas discursivas de sujeitos envolvidos com esse fenômeno. Foram identificados quatro repertórios discursivos: condição de empregado(a); mudanças nas configurações do emprego no setor industrial; condição de não-empregado (a); e, condição de trabalhador(a). Desse modo, este estudo contribui para o avanço do debate teórico-metodológico acerca dos estudos sobre a realidade do trabalho/desemprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Pereira MC, Brito MJ de, Carrieri A de P, Lima JB de, Capelle MCA. A Abordagem Sócio-Construcionista e a Produção de Sentidos sobre o Desemprego: um estudo no setor industrial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RM-BH). Organ. Soc. [Internet]. 8º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];15(47). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10982

Edição

Seção

Artigos