Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação

Autores

  • Maria de Lourdes Bacha
  • Nadia Wacila Hanania Vianna
  • Saulo Soares de Souza
  • Gilberto Perez

Palavras-chave:

lazer, classes populares, segmentação, consumidor

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi identificar as atividades de lazer às quais as pessoas das Classes C, D e E se dedicam com maior freqüência e agrupá-las segundo faixa etária, renda média e gasto médio. O trabalho principia com uma introdução sobre o consumidor baixa renda e uma revisão teórica referente a lazer, seguida da descrição da metodologia empregada e seus principais achados. Na fase empírica, foram entrevistadas 449 pessoas residentes no município de São Paulo, com base em amostra probabilística. Os dados foram analisados utilizando-se análise fatorial e análise de agrupamentos (cluster). Os principais achados referem-se à heterogeneidade do comportamento dos grupos encontrados, mostrando que há necessidade de cuidado na referência ao segmento renda baixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Bacha M de L, Vianna NWH, Souza SS de, Perez G. Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação. Organ. Soc. [Internet]. 7º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];15(44). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938

Edição

Seção

Artigos