Orientação Empreendedora e Competências de Marketing no Desempenho Organizacional: um Estudo em Empresas de Base Tecnológica

Autores

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior
  • Arcanjo Ferreira de Souza Neto
  • Luiz Henrique Olsen Lubi

Resumo

A relação entre orientação empreendedora, competências diferenciadas de marketing e desempenho organizacional é aqui analisada tendo como objeto as empresas que atuam no setor de base tecnológica da Região Metropolitana do Recife (RMR), cenário reconhecido pela geração de empreendimentos de serviços com tecnologias avançadas. Foi realizado um levantamento exploratório dentre 59 empresas, classificadas por porte e maturidade. Uma forte orientação empreendedora e a maturidade dessas empresas estão positivamente associadas a índices superiores de inovação, proatividade e assunção de risco, além de implicarem em elevados níveis de competência em marketing. Esses fatores revelam-se produtores de incremento de desempenho organizacional. Recomenda-se o desenvolvimento de programas de incentivo e de capacitação que auxiliem a potencializar, de forma diferenciada, as expertises peculiares à vocação e aos interesses estratégicos dos dirigentes, e a aperfeiçoar a maturidade empreendedora vigente em empresas que atuam em setores de alta tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Mello SCB de, Paiva Júnior FG de, Souza Neto AF de, Lubi LHO. Orientação Empreendedora e Competências de Marketing no Desempenho Organizacional: um Estudo em Empresas de Base Tecnológica. Organ. Soc. [Internet]. 5º de junho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];13(36). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10829

Edição

Seção

Artigos