A Inserção da Racionalidade Ético-Comunicativa na Práxis Empresarial: Possibilidades e Limites

Autores

  • Reynaldo Josué de Paula

Resumo

Este artigo discute a inserção da racionalidade ético-comunicativa na práxis empresarial como meio de mostrar, por um lado, sua existência no mundo vivido, por outro, seus limites e possibilidades no mundo empresarial sistêmico. A práxis éticocomunicativa pressupõe a existência ou a criação de um espaço público, isento de qualquer tipo de coação interna ou externa, no qual os indivíduos em interação podem livremente externar opiniões, sentimentos e descontentamentos, assim como questionar, inquirir, concordar, discordar, enfim argumentar, estabelecendo um verdadeiro diálogo. Esse fato assume relevância pois pode contribuir para a democratização das relações sociais dentro e fora das organizações, sendo, portanto, uma necessidade de caráter funcional, social e humana.

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Como Citar

1.
Paula RJ de. A Inserção da Racionalidade Ético-Comunicativa na Práxis Empresarial: Possibilidades e Limites. Organ. Soc. [Internet]. 4º de junho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];12(35). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10803

Edição

Seção

Artigos