O empreendedorismo como estratégia emergente de gestão: histórias de sucesso

Autores

  • Francico Sávio de Oliveira Barros Unifor
  • João Luis Alexandre Fiúsa Unifor
  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga UECE

Resumo

Em um contexto de índices crescentes de desemprego e desigualdades sociais, o empreendedorismo desponta como opção ou mesmo um sonho para muitos brasileiros, constituindo-se em alternativa para a geração do trabalho autônomo e para a formação de uma classe empresarial local. Este estudo tem como principal objetivo analisar, por meio de narrativas de histórias de vida, casos de sucesso de empreendedores cearenses. Para isto, vale-se de pesquisa de natureza qualitativa em três pequenas empresas sediadas em Fortaleza. Segundo constatou-se, para a compreensão do contexto que envolve a gestão de empresas empreendedoras torna-se evidente a pessoa do empreendedor, seu idealizador, seu estilo de liderança e modelo de gestão. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, a importância das iniciativas empreendedoras como compromisso de inovação sistemática para a economia local, favorecendo crescente melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Barros FS de O, Fiúsa JLA, Ipiranga ASR. O empreendedorismo como estratégia emergente de gestão: histórias de sucesso. Organ. Soc. [Internet]. 4º de junho de 2014 [citado 20º de outubro de 2024];12(33). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10780

Edição

Seção

Artigos