A narração fílmica como instrumento da ação formativa: um enfoque semiótico
Palavras-chave:
narração, uso de filmes, processo de aprendizagem, gestão do conhecimentoResumo
Este trabalho propõe o uso de filmes, no âmbito do processo de aprendizagem em Administração, em termos de ampliação dos instrumentos didáticos à disposição do formador-docente. Articulando os enfoques lingüísticos com base na semiótica propostos por Metz, Benveniste, Barthes, Kristeva e Bachtin, a narração fílmica pode ser considerada como um evento que participa da construção de um determinado tipo de sujeito. Para a compreensão deste processo, se faz necessário constituir um conjunto de procedimentos específicos, tanto a nível denotativo como a nível conotativo, com a intenção de preparar o texto fílmico para a descrição e discussão das imagens segundo as reflexões propostas pelos semióticos e tendo como base os temas da Administração eleitos para orientar a análise propriamente dita. Para isto, considerando a hipótese metodológica baseada no mapa de referência traçado por D'Incerti et alli, relata-se uma experiência, ocorrida em um contexto formativo, no qual se utiliza a narração fílmica como instrumento de ação formativa. Da experiência narrada se observa que a decodificação da linguagem de imagens (seja ela sonora, visual ou audiovisual), se converte em um processo lúdico, conduzindo à descoberta, à invenção e à resolução de problemas, facilitando a aprendizagem em um processo reflexivo de (auto)transformação.Downloads
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1.
Ipiranga ASR. A narração fílmica como instrumento da ação formativa: um enfoque semiótico. Organ. Soc. [Internet]. 4º de junho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];12(32). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10768
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