O que é (Estratégia de) Não-Mercado?

Autores

  • Alexandre de Almeida Faria undação Getúlio Vargas, FGV
  • Márcio Abdalla Moutinho Abdalla Fundação Getúlio Vargas, FGV

Palavras-chave:

Mercado. Não mercado. Modismo. Geopolítica do conhecimento. Sociologia e economia política.

Resumo

A área de gestão estratégica (GE) apresenta um número crescente de desafios e oportunidades para acadêmicos e estrategistas do resto do mundo. Por causa da crescente importância do resto do mundo no contexto da globalização neoliberal, o conceito de não mercado (ou non-market) em GE teve uma surpreendente e questionável trajetória de ascensão em anos recentes, após um longo período de marginalização e invisibilidade durante a Guerra Fria. Sob uma perspectiva do resto do mundo, o artigo analisa o conceito de não mercado por meio de um desenvolvimento histórico-interdisciplinar que desafia a teorização de mercado subjacente e traz à tona dimensões de geopolítica de conhecimento que ajudam a explicar essa curiosa trajetória do conceito de não mercado em GE. A análise revisa críticas feitas na literatura euro-americana à teorização estreita de mercado para argumentar que não mercado é um conceito que permite que intervenções no resto do mundo, protagonizadas por grandes corporações, sejam classificadas como estratégias de não mercado e legitimamente representadas como um mal necessário. Por meio de uma perspectiva de diálogo multipolar, os autores propõem ao final, a reconceituação de não mercado e estratégia de não mercado com base no resgate de teorizações ampliadas de mercado que continuam sendo marginalizadas pelo americanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Almeida Faria, undação Getúlio Vargas, FGV

Professor Adjunto da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE

Márcio Abdalla Moutinho Abdalla, Fundação Getúlio Vargas, FGV

Doutorando em administração pela Fundação Getúlio Vargas – EBAPE

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

1.
Faria A de A, Abdalla MAM. O que é (Estratégia de) Não-Mercado?. Organ. Soc. [Internet]. 3º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];21(69). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10747

Edição

Seção

Artigos