Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira

Autores

  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo UFMG
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFMG
  • Giselle de Souza Mageste
  • Maria José Menezes Brito UFMG

Palavras-chave:

mídia, gênero, negócios

Resumo

Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.

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Como Citar

1.
Melo MC de OL, Cappelle MCA, Mageste G de S, Brito MJM. Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira. Organ. Soc. [Internet]. 1º de junho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];11(31). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709

Edição

Seção

Artigos