Drucker no Ensino de Administração: um alerta necessário

Autores

  • Leonardo Secchi Unochapecó

Palavras-chave:

Drucker, ensino, administração

Resumo

Este artigo está baseado em uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo verificar a existência de ensinamentos de baixo valor teórico-empírico na literatura de administração, em especial na literatura de autoria de Peter F. Drucker. Para proceder a esta investigação foram analisados os conhecimentos divulgados em cinco livros de publicações deste autor. Os critérios para análise foram: falta de cientificidade nos conhecimentos, falta de espírito crítico, presença de dogmatismo, fraqueza e volatilidade conceitual e falta de humildade nos conhecimentos comunicados nos livros estudados. Os resultados da pesquisa indicam que não apenas existem ensinamentos com baixo valor teórico-empírico, mas que aparecem em abundância na literatura investigada. O artigo em questão vem alertar os professores, estudantes e profissionais da administração sobre alguns cuidados que estes devem ter ao entrarem em contato com fontes bibliográficas da área, analisando-as criticamente antes de aceitarem seus ensinamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Secchi L. Drucker no Ensino de Administração: um alerta necessário. Organ. Soc. [Internet]. 1º de junho de 2014 [citado 23º de dezembro de 2024];11(31). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10704

Edição

Seção

Artigos