O Marketing Interno como Estratégia de Gerenciamento de Recursos Humanos em Hotéis: um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Recife

Autores

  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Lúcia Maria Barbosa de Oliveira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar se a gestão de recursos humanos adotada por um dos hotéis representativo da rede hoteleira da cidade do Recife (PE) contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços. O trabalho tem um caráter exploratório e caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada na empresa, através de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico à gestão de recursos humanos e ao marketing interno, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão de recursos humanos, praticada pelo hotel estudado, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêem ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo a gestão de recursos humanos e o marketing interno como forma de contribuir para o aumento da competitividade da organização. 

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Como Citar

1.
Barbosa M de L de A, Oliveira LMB de. O Marketing Interno como Estratégia de Gerenciamento de Recursos Humanos em Hotéis: um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Recife. Organ. Soc. [Internet]. 30º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];9(24). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10617

Edição

Seção

Artigos