A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas

Autores

  • Alexandre de Pádua Carrieri

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Carrieri A de P. A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas. Organ. Soc. [Internet]. 29º de maio de 2014 [citado 27º de setembro de 2024];9(23). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593

Edição

Seção

Artigos