Liderança e Mediação da Identidade: a palavra dos líderes e a voz da mídia
Resumo
Este artigo examina o discurso de dois líderes - Carlinhos Brown e Vovô do Ilê - na elaboração de si mesmos e na projeção de representações para a construção de identidades, através da gestão de duas ongs baianas: a Associação Pracatum e o Ilê Aiyê, situadas nas comunidades do Candeal e do Curuzu-Liberdade, em Salvador (Ba). A aproximação de liderança e identidade, conceitos marcados por perspectivas analíticas diversas, estabelece-se pela noção de mediação, inerente a qualquer sistema de representação, e entendida enquanto um processo que instrumentaliza poderes e saberes no âmbito organizacional. Focaliza duas instâncias mediadoras: o discurso das lideranças e as representações efetivadas pela mídia impressa local - jornais A Tarde e Correio da Bahia - na década de 90, período de consolidação dessas ongs no âmbito da indústria cultural baiana. E verifica as possíveis semelhanças e defasagens entre a autopercepção dos líderes (imagem desejada ou privada) dos anseios e carências de suas comunidades de origem e a percepção dos mesmos pela mídia impressa local (imagem transmitida ou pública), através de procedimentos quantitativos e qualitativos, como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) e a construção da Imagem em 3D (Brault, 1993), sobre um total de 515 matérias jornalísticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Ferraz MAV, Fischer T. Liderança e Mediação da Identidade: a palavra dos líderes e a voz da mídia. Organ. Soc. [Internet]. 29º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];8(22). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10592
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.