Investimento Social das Empresas: Cooperação Organizacional num Espaço Compartilhado

Autores

  • Paula Chies Schommer Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

Este artigo é fruto de um estudo que busca identificar características de estruturas organizacionais através das quais empresas investem sistematicamente em ações voltadas para a comunidade no Brasil. Identifica também tipos de cooperação entre estruturas organizacionais de empresas e estruturas voltadas para a área social e elementos que influenciam esses tipos de cooperação. É um estudo exploratório, comparativo, de natureza qualitativa, que utiliza como referência vinte organizações integrantes do GIFE - Grupo de institutos, Fundações e Empresas. Baseia-se em conceitos relacionados ao investimento social das empresas e às relações interorganizacionais de cooperação. Entre as conclusões, destaca-se que os modelos de atuação nessa área no Brasil caracterizam-se pela heterogeneidade e hibrismo, e então em transformação, numa pluralidade de formas e relações característica do atual cenário organizacional. São exemplos claros da imprecisão dos limites entre público e privado e dos tipos diferenciados de organização geradas no espaço de integração pelo bem comum. Identifica-se também que algumas condições devem ser desenvolvidas para que as virtudes das relações de cooperação interorganizacional sejam potencializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Schommer PC. Investimento Social das Empresas: Cooperação Organizacional num Espaço Compartilhado. Organ. Soc. [Internet]. 24º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];7(19). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10524

Edição

Seção

Artigos