O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação

Autores

  • José Ricardo Costa de Mendonça UFPE
  • Marcelo Milano Falcão Vieira PPGA/UFRGS
  • Tanúzia Maria Vieira Espirito Santo UFPE

Resumo

Uma definição precisa de downsizing parece ainda não estar clara nem no meio acadêmico, nem entre os administradores de empresas. Freeman e Cameron (1993) e Cameron, Freeman e Mishra (1995), com o objetivo de indicar uma direção mais efetiva para essa definição, propõem um modelo para análise do proces'so efetivo de downsizing e das mudanças organizacionais que acompanham esse processo. Esse modelo teórico-empírico procura esta¬belecer uma diferenciação entre o downsizing e outros conceitos, tratados por vezes como sinônimos pela literatura. Assim, o downsizing, como uma estraté¬gia de mudança organizacional, não é tratado como algo que simplesmente ocorre à organização, mas sim como um processo que a organização empreen¬de intencionalmente. Este estudo visa a identificar até que ponto o downsizing realizado por uma empresa de comunicação constituiu-se umÇl. estratégia de mudança organizacional planejada. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de observação direta, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, sendo a análise dos dados de ca¬ráter descritivo-qualitativo. Os resultados obtidos evidenciam que a mudança empreendida foi downsizing, possuindo os atributos-chave apresentados no arcabouço teórico adotado.

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Como Citar

1.
Mendonça JRC de, Vieira MMF, Santo TMVE. O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação. Organ. Soc. [Internet]. 20º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];5(12). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384

Edição

Seção

Artigos