Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura

Autores

  • Sylvia Maria Azevedo Roesch UFRGS

Palavras-chave:

Caso para o Ensino, Administração, Métodos do Ensino

Resumo

Neste artigo sugere-se que o relato do caso para o ensino pode ser melhorado com o apoio da literatura. Comenta-se os tipos sendo utilizados: o caso-pesquisa (ou background case) que leva à discussão de conceitos e, em mais detalhe, o caso Harvard que apresenta situações específicas com o objetivo de desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Finalmente, propõe-se a elaboração de histórias curtas para uso no ensino. Estas permitem apresentar situações dramáticas, com ênfase em sentimentos e emoções humanos. Seu uso torna possível trabalhar aspectos políticos e emocionais da vida nas organizações, incluindo o processo de tomada de decisões. A discussão gerada por histórias deste teor apresenta as seguintes características, segundo um grupo de participantes de um seminário de casos em 1996: "é mais dinâmica, aponta novas questões; estimula a interpretação pessoal, imaginação e reflexão; permite inferências, estimula a busca de pistas, mos¬tra a realidade de maneira complexa e dinâmica".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Roesch SMA. Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura. Organ. Soc. [Internet]. 15º de maio de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];4(8). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312

Edição

Seção

Artigos