O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica

Autores

  • Jean-François Chanlat Escola de Altos Estudos Comerciais de Montreal

Palavras-chave:

Gestão de recursos humanos. Humanismo. Simbolismo organizacional

Resumo

A sociedade e o mundo da gestão são, atualmente, dominados por categorias econômicas e financeiras. Essa dominação está minando, pouco a pouco, o tecido social. Este artigo centra-se, então, nas maneiras pelas quais o universo da gestão de recursos humanos pode contribuir para tornar mais humano o saber e as ações na gestão, apoiando-se inteiramente nos conhecimentos acumulados pelas ciências humanas. 
As reflexões apresentadas a seguir são, na verdade, fruto de um longo percurso, não somente pessoal, mas também coletivo. Seu conteúdo está ligado ao objetivo mais amplo de buscar relacionar a gestão de recursos humanos com as condições concretas da vida em sociedade. Pretendem, também, testemunhar a introdução das ciências humanas num campo em plena expansão há uns vinte anos: o campo das ciências da gestão. Enfim, procuram situar-se plenamente no contexto sócio-econômico, fortemente perturbado, em que vivemos atualmente. 
Este artigo divide-se em duas partes. A primeira, que trata da dimensão humana do saber em gestão, privilegia urna concepção do humano, livre da visão tradicional encontrada frequentemente em nosso meio. A segunda tratará do papel e da responsabilidade da gestão em geral e da gestão de recursos humanos em particular, nas novas estratégias gerenciais atuais, que têm necessariamente, como sabemos, consequências graves para o próprio tecido social. Em outras palavras, ela tratará dimensão humana da ação em gestão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Chanlat J-F. O Significado da Pessoa na Gestão de Recursos Humanos: uma perspectiva sócio-antropológica. Organ. Soc. [Internet]. 15º de maio de 2014 [citado 5º de julho de 2024];2(3). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10268

Edição

Seção

Artigos