A Contribuição da Sociologia do Conhecimento para os Estudos de Institucionalização e Legitimação do Conhecimento do Campo Científico

Autores

  • Celso Machado Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU
  • Maria Tereza Saraiva de Souza Centro Universitário da FEI
  • Iara Regina dos Santos Parisotto Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB
  • Angelo Palmisano Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU

Palavras-chave:

Sociologia do conhecimento. Institucionalização. Legitimação.

Resumo

A divulgação de um novo conhecimento para a sociedade está sujeita a processos específicos de reconhecimento e incorporação. Para que esses fenômenos ocorram, o novo conhecimento necessita ser institucionalizado e legitimado. Nesse sentido, esta pesquisa de revisão teórica apresenta como objetivo identificar, na abordagem da sociologia do conhecimento proposta por Berger e Luckmann (2008), os elementos que possibilitam sua utilização nos estudos de institucionalização e legitimação do conhecimento do campo científico. As conclusões deste
ensaio teórico apontam que a argumentação dos processos de institucionalização e legitimação do conhecimento, proposta por Berger e Luckmann (2008), se apresenta como um referencial teórico passível de utilização na análise de campos científicos.

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Biografia do Autor

Celso Machado Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU.

Lider do Grupo de Pesquisa - Governança Corporativa e Dinâmica Organizacional - http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=5839602T29JV4C

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário da FEI

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Desde 2013 é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário da FEI. É Editora da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (B2), avaliadora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e revisora de periódicos. 

Iara Regina dos Santos Parisotto, Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. 

Angelo Palmisano, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU

Doutor em Ciências Sociais (2003), Mestre em Administração (1999), Graduado em Administração de Empresas (1981), todos cursados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente é Pró-Reitor Acadêmico e Professor do Programa de Mestrado Profissional de Administração em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU. Possui experiência nas áreas de administração empresarial e educacional, sobretudo como professor e gestor acadêmico no ensino superior (graduação e pós-graduação), ensino a distância, educação continuada, avaliação institucional, gestão do conhecimento, gestão da tecnologia da informação, inovação tecnológica, gestão de pessoas e governança corporativa. É sócio diretor da Pereira e Palmisano Consultoria e Treinamentos nas áreas de gestão empresarial e educação superior. Atua como pesquisador em grupos de pesquisa nas áreas de gestão, estratégia empresarial, engenharias, sustentabilidade e governança corporativa

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

1.
Machado Junior C, Souza MTS de, Parisotto IR dos S, Palmisano A. A Contribuição da Sociologia do Conhecimento para os Estudos de Institucionalização e Legitimação do Conhecimento do Campo Científico. Organ. Soc. [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 23º de dezembro de 2024];23(77). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10254

Edição

Seção

Artigos