O Conceito de Comprometimento - Sua Natureza e Papel nas Explicações do Comportamento Humano no Trabalho

Autores

  • Antônio Virgílio Bittencourt Bastos Universidade Federal da Bahia, UFBA

Palavras-chave:

Comprometimento no trabalho. Análise conceitual. Questões metodológicas. Atitudes no trabalho. Enfoque sócio-cognitivista.

Resumo

Apesar do seu exponencial crescimento a partir dos anos oitenta, a pesquisa sobre comprometimento no trabalho, vem marcada por profundos problemas conceituais e metodológicos. O presente trabalho teve como objetivo utilizar o recurso de análise conceitual proposto pelos filósofos da linguagem (G. Ryle, J. Austin e J. Wittgenstein) para discutir o caso do conceito de comprometimento. Esta análise envolveu a identificação dos eixo de significados associados a este termo na linguagem cotidiana, de onde se destacam a sua natureza disposional e adverbial. Em seguida, a análise se estendeu ao significado que tal termo designa na produção científica, apontando-se alguns problemas que decorrem do não adequado tratamento da sua natureza disposicional e adverbial, identificadas anteriormente. Finalmente, o texto discute novas tendências no estudo de variáveis atitudinais na psocologia social, destacando como o novo enfoque sócio-cognitiva pode se construir em caminho promissor para o estudo do comprometimento no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Bastos AVB. O Conceito de Comprometimento - Sua Natureza e Papel nas Explicações do Comportamento Humano no Trabalho. Organ. Soc. [Internet]. 14º de maio de 2014 [citado 24º de novembro de 2024];1(2). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10229

Edição

Seção

Artigos