Projetos de Grande Escala e Desenvolvimento Tecnológico: uma abordagem institucional para a mudança técnica

Autores

  • Philippe Faucher Universidade de Montreal

Palavras-chave:

Grandes projetos e desenvolvimento tecnológico. Risco tecnológico e grandes projetos. Fatores isntitucionais e direção tecnológica. As questões institucionais e a configuração de um sistema técnico.

Resumo

Os grandes projetos (GPs) oferecem um suporte analítico para o estudo do desenvolvimento tecnológico. Os grandes projetos podem ser distinguidos dos outros investimentos pelo nível de risco, que não pode ser adequadamente previsto. Por isso, a realização desses projetos requer uma estrutura organizacional apropriada. A tese defendida é a existência de uma importância significativa do fator institucional em relação às considerações econômicas e políticas. Um GP não pode ser concebido desvinculado de uma agência técnica responsável, sendo portanto as condições internas, não são fatores externos, que participam diretamente da mudança tecnológica. A abordagem proposta neste estudo assume a análise centralizada na dimensão institucional envolvida na realização dos GPs. O estudo enfoca a identificação dos recursos políticos, disputa envolvida na sua atribuição, o funcionamento do sistema de controle e a definição de critérios da orientação fundamental. Em resumo, o argumento aqui proposto envolve a demonstração de parâmetros da configuração institucional e técnica direcionados para a produção de um sistema técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Faucher P. Projetos de Grande Escala e Desenvolvimento Tecnológico: uma abordagem institucional para a mudança técnica. Organ. Soc. [Internet]. 14º de maio de 2014 [citado 21º de novembro de 2024];1(2). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10228

Edição

Seção

Artigos