Um arranjo produtivo local sob a perspectiva da teoria da Regulação cultural: o caso do porto digital englobando o portomídia
Keywords:
Regulação Cultural. Arranjo Produtivo Local (APL). Porto Digital. PortomídiaAbstract
Este estudo objetiva desvelar o modo como ocorre o processo de regulação cultural na ampliação do núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Porto Digital, domiciliando um polo de Economia Criativa, denominado Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa. Sob o prisma dos Estudos Culturais, a partir da teoria da Regulação Cultural, buscamos compreender os significados articulados para a expansão do escopo de atuação desse Sistema Tecnológico. As categorias analíticas de poder institucional, econômico e subjetivo fundamentaram as análises que contemplam a ideia da influência do poder econômico (sistema de classes) e do poder institucional (regras e regulação) na [re]configuração dessa aglomeração de empresas intensivas em criatividade. Por sua vez, o poder subjetivo se manifesta no ato empreendedor como ação política fundamental para a expansão do polo criativo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.