Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho

Authors

  • Bruno Chaves Correia-Lima Universidade Federal da Bahia
  • Elisabeth Loiola Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Cláudio Bezerra Leopoldino Universidade Federal do Ceará (UFC)

Keywords:

Aprendizagem Organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem de grupos. Desempenho. Escalas.

Abstract

Objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referências as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações,  quem aprende? ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem continuamente e, consequentemente,  inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se ainda tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os constructos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Chaves Correia-Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Elisabeth Loiola, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EM 1998. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADA IV DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Cláudio Bezerra Leopoldino, Universidade Federal do Ceará (UFC)

 doutorado em administração pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialização na área de banco de dados. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Published

2017-07-01

How to Cite

1.
Correia-Lima BC, Loiola E, Leopoldino CB. Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho. Organ. Soc. [Internet]. 2017Jul.1 [cited 2024Nov.22];24(82). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852

Issue

Section

Articles