A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro

Authors

  • Erica Dayane Chaves Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba

Keywords:

Turismo como Prática, Práticas Sociais, Processos Organizativos, Orla Marítima, Etnometodologia.

Abstract

Este artigo objetivou analisar etnometodologicamente os processos organizativos do turismo como prática na Orla Marítima de João Pessoa/PB (Brasil). A Etnometodologia foi o método utilizado para a pesquisa empírica, com a realização de visitas à Orla Marítima, a partir das quais ocorreram observações, conversas informais, entrevistas e tomadas notas de campo. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, assim como nos questionamentos norteadores dos cinco conceitos-chave da etnometodologia garfinkiliana. Como resultados, observou-se que o turismo não ocorre de maneira avulsa e isolada em distintos lugares, mas de forma entrelaçada, carrega uma série de relações, símbolos, valores e regras sociais que são perpassados pelas gerações, fazendo com que um dado espaço possa ser caracterizado e considerado turístico. O turismo passa a ser um elemento central na organização do espaço turístico, ou seja, é uma prática que alicerça os processos organizativos realizados por grupos sociais na Orla Marítima estudada. Conclui-se que, como campo de práticas, a Orla Marítima se trata de um espaço complexo devido a sua importância social, econômica e ambiental, em que múltiplos interesses e usos, pautados pelo turismo, estão presentes cotidianamente e evidenciam a importância deste espaço para diversos fins.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Erica Dayane Chaves Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, na linha Organização e Sociedade, com ênfase em Aprendizagem. Bacharel em Hotelaria, pela mesma instituição. É Integrante do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC, o qual possui como base de pesquisa o Observatório de Pesquisas e Práticas Administrativas - OPPA. Atualmente estuda Turismo como Prática; Estudos Baseados em Prática, Pesquisa Qualitativa, e; Aprendizagem e Conhecimentos a partir de abordagens sociológicas. Na perspectiva da aprendizagem em ação, tem desenvolvido casos para o ensino voltados à Administração, Turismo e Hotelaria.

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Professor visitante (estágio pós-doutoral) na Universidade de Kentucky (EUA) na área de Sociologia sob a supervisão do Prof. Theodore Schatzki. Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo e Administração pela Universidade Anhembi Morumbi, mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba no departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFPB). É o atual editor-chefe da Revista Teoria e Prática em Administração (TPA), editor associado da Brazilian Administration Review (BAR), e líder do tema 4 Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais da ANPAD no biênio 2015-2016. Faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. Tem experiência profissional nas áreas de Administração, Turismo e Educação. Estão entre os temas de interesse em pesquisa: Estudos Baseados em Prática, Etnometodologia, Métodos Qualitativos, Aprendizagem Organizacional, Educação em Administração e Estudos Turísticos.

Published

2018-04-02

How to Cite

1.
Cavalcante EDC, Bispo M de S. A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro. Organ. Soc. [Internet]. 2018Apr.2 [cited 2024Nov.22];25(85). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15938

Issue

Section

Articles