A análise etnometodológica do turismo como prática numa orla marítima no Nordeste brasileiro
Keywords:
Turismo como Prática, Práticas Sociais, Processos Organizativos, Orla Marítima, Etnometodologia.Abstract
Este artigo objetivou analisar etnometodologicamente os processos organizativos do turismo como prática na Orla Marítima de João Pessoa/PB (Brasil). A Etnometodologia foi o método utilizado para a pesquisa empírica, com a realização de visitas à Orla Marítima, a partir das quais ocorreram observações, conversas informais, entrevistas e tomadas notas de campo. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, assim como nos questionamentos norteadores dos cinco conceitos-chave da etnometodologia garfinkiliana. Como resultados, observou-se que o turismo não ocorre de maneira avulsa e isolada em distintos lugares, mas de forma entrelaçada, carrega uma série de relações, símbolos, valores e regras sociais que são perpassados pelas gerações, fazendo com que um dado espaço possa ser caracterizado e considerado turístico. O turismo passa a ser um elemento central na organização do espaço turístico, ou seja, é uma prática que alicerça os processos organizativos realizados por grupos sociais na Orla Marítima estudada. Conclui-se que, como campo de práticas, a Orla Marítima se trata de um espaço complexo devido a sua importância social, econômica e ambiental, em que múltiplos interesses e usos, pautados pelo turismo, estão presentes cotidianamente e evidenciam a importância deste espaço para diversos fins.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.