Representações Sociais do Papel de Gestores de Organizações Não-Governamentais

Authors

  • Washignton José de Souza
  • Lia Sales Serafim
  • Thiago Ferreira Dias

Keywords:

Organizações não-governamentais. Gestão social. Representação social. Processos intra-individuais. Processos inter-individuais. Processos situacionais.

Abstract

O artigo descreve dimensões da gestão social a partir de noções que gestores de organizações não-governamentais elaboram acerca do papel que exercem. Foi utilizada abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo categorial e referencial teórico fundado na Teoria da Representação Social, na tentativa de revelar processos intra-individuais, inter-individuais e situacionais, sob a forma de sistemas de crenças, valores, símbolos e histórias que dão sentido à existência das organizações estudadas, de acordo com interpretações dos gestores. A análise dos resultados evidencia uma diversidade de papéis assumidos pelos gestores pesquisados, pois há leituras e estratégias adotadas na condução das organizações que aparecem mediadas pelo estilo do líder. A formação profissional e aspectos relacionados à inserção social do gestor são determinantes no delineamento das representações sociais. Como conclusão, é pertinente afirmar que os papéis assumidos pelos gestores aparecem ancorados em leituras particulares da missão e dos objetivos organizacionais, imprimindo à Gestão Social caráter dinâmico contingencial.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Souza WJ de, Serafim LS, Dias TF. Representações Sociais do Papel de Gestores de Organizações Não-Governamentais. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.13 [cited 2024Nov.23];17(53). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11111

Issue

Section

Articles