Estudos Organizacionais e Estudos Curriculares: uma agenda de convergência entre o passado e o futuro de campos paralelos
Keywords:
esudos organizacionais, estudos de curriculum, convergência, práticas sociaisAbstract
O artigo tem como objetivo analisar as trajetórias dos Estudos Organizacionais e dos Estudos Curriculares ao longo do século XX e início do século XXI, ressaltando as suas simetrias e convergências teóricas. Como as organizações podem variar infinitamente no tempo e no espaço, os currículos variam de instituição a instituição, de um curso a outro. Portanto, em ambas trajetórias, os estudos acumularam conhecimentos sobre as organizações e os currículos como construções sociais. Dessa forma, organizações e currículos são reflexos de práticas sociais. A partir das convergências encontradas e sua análise, será proposta uma agenda de pesquisas futuras que contemple os dois campos de estudo, de forma convergente, tratando estudos organizacionais como eixo estruturante de cursos de administração, o que é especialmente importante momento em que se rediscute os desenhos institucionais do ensino no Brasil, no cenário reformista dos projetos governamentais e como reflexo das mudanças que vive a universidade no mundo, em tempos de riscos, incertezas e reconstrução paradigmática.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Fischer TMD, Waiandt C, Silva MR da. Estudos Organizacionais e Estudos Curriculares: uma agenda de convergência entre o passado e o futuro de campos paralelos. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.8 [cited 2024Nov.23];15(47). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10989
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.