Aprendizagem de Praticantes da Estratégia: Contribuições da Aprendizagem Situada e da Aprendizagem pela Experiência

Authors

  • Juliana Maria de Oliveira Leal Didier
  • Eduardo de Aquino Lucena

Keywords:

praticantes de estratégia, aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência, aprendizagem de adultos, aprendizagem no trabalho, estratégia como prática

Abstract

Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma discussão acerca das contribuições de duas diferentes abordagens da aprendizagem - a aprendizagem situada e a aprendizagem pela experiência - para o entendimento do processo de aprendizagem dos praticantes da estratégia. A discussão está baseada numa fundamentação teórica que inclui aprendizagem de adultos, aprendizagem no ambiente de trabalho, aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e estratégia como prática. Defende-se que as teorias da aprendizagem de adultos, as quais enfatizam o contexto práticosocial, tal como a aprendizagem situada - que inclui o conceito de comunidades de prática - podem gerar insights para futuras pesquisas e apresentam pontos de interseção com a estratégia como prática, visto que ambas enfatizam as ações e interações entre os indivíduos que, coletivamente, aprendem e constroem a estratégia. Por outro lado, a abordagem da aprendizagem pela experiência propõe que a pessoa (ou o praticante da estratégia) interprete suas experiências em um determinado meio sócio-cultural, de modo que elas passem a fazer sentido. Apresentam-se, nas discussões, os pontos convergentes e divergentes entre as duas abordagens e as contribuições que ambas podem gerar para estudos futuros sobre o fenômeno da aprendizagem do praticante da estratégia.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Didier JM de OL, Lucena E de A. Aprendizagem de Praticantes da Estratégia: Contribuições da Aprendizagem Situada e da Aprendizagem pela Experiência. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.7 [cited 2024Jun.30];15(44). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10940

Issue

Section

Articles